Clique sobre a pergunta para poder visualizar a sua resposta.

.

Seu exame pode ser agendada através da Central de Atendimento no telefone (086) 4009-1715 ou através do atendimento pelo Chat-Online.

Todos os exames estarão disponíveis no departamento “Entrega de Exames” localizado na própria clínica UDI 24 horas, no período de 7:00 às 18:00 horas. Os resultados são entregues mediante apresentação da guia de recebimento ou através da apresentação do RG ou CPF do paciente.

Sim, dependendo da disponibilidade do exame na unidade preferida. Saiba mais sobre a disponibilidade de exames em Nossas Unidades.

Os exames que envolvem radiação ionizante (radiografias, tomografias computadorizadas e medicina nuclear) devem ser evitados durante toda a gravidez, em especial durante os 3 primeiros meses de gestação. O exame de ressonância magnética deve ser evitado nos 3 primeiros meses de gestação. Os estudos de ultrassonografia são permitidos durante toda a gestação, uma vez que não envolvem o uso de radiação.

A radiação ionizante é uma onda eletromagnética (semelhante à luz e às ondas de rádio) de alta energia. A exposição à radiação pode causar dano cumulativo ao DNA (ou seja, quanto maior o número de exposições, maior o risco). A dose de radiação depende do tipo de exame realizado: em tomografia e nos estudos de medicina nuclear costuma haver maior dose de radiação que nas radiografias (de tórax e membros, por exemplo). A ressonância magnética e a ultrassonografia são isentas de radiação ionizante.

Os meios de contraste auxiliam na visualização de diversas estruturas e lesões em nosso corpo. Podem ser necessários em seu exame, dependendo do seu tipo e indicação.

Os meios de contrastes são divididos em:

  • Endovenosos à base de iodo: Utilizados na radiografia e tomografia computadorizada. Se você é alérgico, comunique o fato a seu médico e à equipe de radiologia – no momento do agendamento.

  • Endovenosos à base de gadolínio: As reações alérgicas a este meio de contraste são muito mais raras que ao meio de contraste iodado. O gadolínio é elemento químico (conhecido como ‘metal terroso raro’), branco prateado muito utilizado como meio de contraste na ressonância magnética.

  • Orais à base de bário: Geralmente utilizados nas radiografias. O contraste é inócuo na grande maioria das vezes. O sulfato de bário é uma substância cristalino-branca, pouco solúvel em água e é a principal forma de contraste artificial aos procedimentos de exames radiográficos do Sistema Digestório.

  • Orais à base de iodo: Utilizados na tomografia computadorizada. Em geral, podem desencadear evacuações líquidas abundantes no dia subsequente à sua administração, que se resolvem espontaneamente, recomendando-se hidratação oral.

As principais contraindicações são:

  • alergias graves ao meio de contraste iodado;

  • Pessoas com insuficiência renal, mieloma múltiplo, miastenia gravis, câncer de tireóide e feocromocitoma;

As principais contraindicações são:

  • alergia grave ao gadolínio;

  • insuficiência renal;

Quem possui algum tipo de implante ou aparato metálico (incluindo piercing, marca-passo cardíaco, clipes de aneurisma etc.). Algumas tatuagens utilizam pigmentos à base de ferro e, por isso, também podem sofrer efeito das energias utilizadas dentro do aparelho de ressonância magnética.

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - UDI 24 Horas
Desenvolvido por Rafael Marques