Gastroenterologia é a especialidade médica que estuda os órgãos que constituem o sistema digestório, trabalhando na prevenção e no tratamento das moléstias que atingem esses órgãos. As úlceras do estômago e duodeno, a gastrite e a apendicite estão entre as doenças mais freqüentes nesta área, mas devido à complexidade dos mecanismos envolvidos no processo digestivo há uma grande variedade de problemas, com diferentes graus de gravidade. Hoje, os avanços da Ciência e da Medicina permitem diagnosticar com maior precisão e tratar com sucesso grande número destes males. Medicamentos novos e mais eficientes podem, inclusive, afastar a necessidade de cirurgia em muitos casos.

O número de problemas da área gástrica e digestiva é bastante amplo e envolve diversos órgãos: boca (aftas e formações tumorais), esôfago (esofagite e varizes esofágicas), estômago (gastrite, hérnia de hiato, úlcera péptica), fígado (hepatite, cirrose hepática, colecistite, tumores), pâncreas (pancreatite, tumores) e intestino (enterite, hemorróidas, diverticulite, apendicite).

Faz parte da função do gastroenterologista, que também pode ser cirurgião, orientar os clientes em relação aos hábitos alimentares e a uma vida saudável, procedimentos importantes para evitar as doenças gastrintestinais.