A Nutrição Clínica está ligada aos tratamentos clínicos, em que a alimentação está diretamente relacionada ao processo de recuperação da saúde humana e contribui para o controle do quadro clínico de enfermidades. A atividade do nutricionista consiste em avaliar as necessidades de cada paciente e as especificidades do quadro clínico, para então prescrever e planejar a dieta adequada para sua reabilitação.

O nutricionista é o profissional mais habilitado para tal e, atua como orientador dos hábitos alimentares saudáveis que estão diretamente ligados à prevenção de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes, respeitando as diferenças de hábitos alimentares e, situações fisiológicas especiais.

Comer é uma das coisas que mais proporcionam prazer ao ser humano, contudo quase metade da população está acima do peso, o que merece uma atenção especial e deve ser combatido, já que aobesidade é um forte fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes.

Pessoas obesas também têm mais chance de sofrer com doenças cardiovasculares, principalmente isquêmicas (infarto, trombose, embolia e arteriosclerose), além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono, alguns tipos de câncer, esteatose hepática e distúrbios psicológicos.

Mais importante que consumir grande quantidade de alimentos é priorizar a qualidade que está sendo consumida. A nutrição adequada é fundamental em todos os ciclos da vida e, já se inicia na gestação. A saúde e o peso do bebê ao nascer estão relacionados com o estado nutricional da gestante. portanto de fundamental importância a avaliação nutricional em todas as fases da vida, da infância à terceira idade, a fim de tornar mais preciso o diagnóstico de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e dislipidemias, além de garantir o fornecimento adequado de nutrientes.

Para uma vida plena e saudável, consulte um nutricionista e aprenda os segredos da boa alimentação sem perder o prazer que esta deve proporcionar.