A proctologia é a área da medicina responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças ocorrentes no intestino grosso, reto e ânus.

A proctologia cuida de doenças como a hemorróida, diarréia aguda, câncer do intestino e da próstata, úlcera. As doenças são detectadas com exames médicos, o mais comum é o exame de toque, onde o médico introduz o dedo-médio no ânus do paciente para examinar os possíveis problemas e anormalidades existentes na parede do ânus e do reto, para examinar o intestino grosso é realizada uma colonoscopia, onde é introduzido um tubo de plástico altamente flexível com uma câmera que detectará qualquer material diferente que esteja no intestino e que possa provocar problemas de saúde.Os tratamentos para essas doenças podem ser clínicos ou cirúrgicos.

A proctologia é muito discriminada principalmente entre os homens, por cuidar de doenças relacionadas a partes muito íntimas do corpo humano, mas que é de extrema importância, pois o câncer intestinal é um dos que mais matam no mundo devido à facilidade de contrair essa doença, por isso é altamente recomendável visitas ao proctologista e uma alimentação saudável.