Ecocardiografia é um teste sem dor que usa ondas de ultra-som para criar imagens do coração. A ecocardiografia dá ao médico informações sobre o tamanho e forma do coração e como estão trabalhando suas válvulas e câmaras. O teste também pode identificar áreas do músculo cardíaco que não estão contraindo normalmente devido ao pouco fluxo de sangue ou lesão de ataques cardíacos anteriores.

Adicionalmente, um tipo de ecocardiografia chamada ultrasom Doppler mostra como o sangue flui através das câmeras e válvulas do coração. Ecocardiografia pode detectar possíveis coágulos de sangue dentro do coração, acúmulo de fluido no pericárdio, e problemas na aorta (a principal artéria que carrega sangue rico em oxigênio do coração).

Atualmente o ecocardiograma é o principal meio de diagnóstico não invasivo na grande maioria das doenças cardíacas. Fornece uma série de detalhes anatômicos como tamanho, espessura, movimentação das valvulas, contração do músculo, fluxo sanguíneo, etc.

É utilizado no diagnóstico, avaliação de gravidade, planejamento terapêutico e estratificação prognóstica de praticamente todas as afecções do sistema cardiovascular.

A ausência de efeitos colaterais, o relativo baixo custo e a facilidade de transporte e operacionabilidade (que permite a realização de exames a beira do leito, centro cirúrgico ou ambulatorialmente) muito contribuíram para que o ecocardiograma tivesse hoje o destaque que alcançou.

Não há necessidade de preparo especial. Você pode se alimentar e continuar com suas atividades diárias normais, a não ser que seja instruído(a) de outra forma. Continue a tomar todas as medicações prescritas pelo seu médico e siga as suas orientações.