PET-CT é uma revolucionária técnica de diagnóstico por imagem que além de mostrar imagens da anatomia do corpo humano, avalia alterações metabólicas do organismo.

Como estas alterações ocorrem antes das alterações anatômicas, o PET-CT pode ser a chave para o diagnóstico precoce do câncer e de doenças neurológicas.

A grande vantagem do PET scan é a capacidade de medir o metabolismo das lesões, demonstrando a presença de alterações funcionais antes mesmo que a anatomia seja afetada e seja detectada pela CT (Tomografia Computadorizada) e/ou pela RM Ressonância Magnética), permitindo assim o diagnóstico precoce de doenças neoplásicas, o que é essencial para um tratamento mais eficaz e curativo.

A detecção de anormalidades metabólicas através da tomografia por emissão de pósitrons (PET Scan) tem sido aplicada nas áreas de oncologia, neurologia e cardiologia. Os avanços na área de diagnósticos por imagem utilizando o PET Scan têm permitido diagnósticos mais precisos de diferentes doenças, possibilitando um planejamento terapêutico mais adequado ao paciente e controle evolutivo da doença.

Vantagens

  • Detectar tumores;
  • Determinar se o câncer se espalhou pelo corpo e quanto (metástases);
  • Avaliar a eficácia de um determinado tratamento, por exemplo, a terapia contra câncer que um paciente recebe;
  • Determinar se o câncer retorna após o tratamento;
  • Determinar o fluxo do sangue que chega ao músculo cardíaco;
  • Determinar a lesão no coração que provocou um infarto cardíaco;
  • Identificar áreas do músculo cardíaco que se potencialmente podem se beneficiar de um procedimento invasivo, por exemplo, angioplastia;
  • Avaliar anormalidades no cérebro, tais como tumores e alterações da memória;
  • Estudar o funcionamento normal do cérebro e coração humanos;

  1. Evitar esforço físico (caminhada, musculação, ginástica etc.) no dia anterior ao exame.
  2. Na noite anterior ao exame alimentação pobre em carboidratos. Evitar massas (pizza, lasanha), pães, doces e refrigerantes. Dar preferência para ao uso de proteínas (carne, frango ou peixe), fibras (verduras e legumes), ovos, adoçantes, pão e bolachas integrais.
  3. Jejum de 4-6 horas no dia do exame. Se o exame for à tarde, alimentação pela manhã pobre em carboidratos (item 2).
  4. Hidratação, tomar bastante água no dia do exame (6 a 8 copos de água) e na noite anterior, podendo ir ao banheiro normalmente.
  5. Pode tomar medicações de rotina com água.
  6. O tempo total de permanência na clínica é de aproximadamente 4 horas, por isso reserve todo o período para o exame.
  7. Trazer solicitação médica e exames anteriores relacionados ao motivo do exame.
    O prazo máximo para o cancelamento do exame sem perda do valor pago antecipadamente pela dose de FDG é de 48 horas, antes da hora marcada.