A tomografia computadorizada (TC) é um exame rápido e simples. A TC utiliza um aparelho de Raios X que gira em torno do corpo, fazendo radiografias transversais.

Estas radiografias são convertidas em imagens por um computador, chamados cortes tomográficos. Isto quer dizer que a TC constrói imagens internas das estruturas do corpo e dos órgãos através de cortes transversais, de uma série de seções fatiadas que são posteriormente montadas pelo computador para formar um quadro completo. Portanto, com a TC o interior de seu corpo pode ser retratado com precisão e confiança para ser depois examinado.

Indicações para tomografia computadorizada – TC:

A tomografia computadorizada complementa outras técnicas de diagnóstico por imagem como a radiografia convencional e o ultrasom, mas não as substitui, sendo essencial em todos os casos que a tomografia computadorizada seja precedida por estes exames. Assim, a tomografia computadorizada vem sendo indicada na avaliação de diversas condições clínicas, tanto no seu diagnóstico quanto na determinação do prognóstico, além de auxiliar na avaliação pré-cirúrgica e pós-cirúrgica das mesmas. Entre as principais indicações da tomografia computadorizada estão:

• Afecções da cavidade nasal e seios paranasais;
• Alterações de bula timpânica e canal auricular;
• Neoplasias cerebrais;
• Trauma craniano e fraturas;
• Neoformações no sistema musculoesquelético (tumores ósseos);
• Fragmentação do processo coronóides do cotovelo;
• Degeneração ou hérnia de disco intervertebral;
• Neoplasias pulmonares e do mediastino;
• doenças pulmonares;
• Ureteres ectópicos;
• Massas abdominais.

Antes do exame você será entrevistado ou responderá a um questionário sobre tudo o que for importante para você e seu exame.

Poderá haver a necessidade de se utilizar um meio de contraste a fim de aumentar a capacidade diagnóstica da região a ser analisada. O Contraste é uma substância líquida, segura que será injetada na veia durante a realização do exame. Em alguns casos, poderá ocorrer gosto metálico na boca e calorões, que passarão em alguns instantes. Os técnicos e os médicos estarão disponíveis para responder a quaisquer dúvidas sobre o procedimento.

No momento da marcação do seu exame você recebeu algumas orientações sobre o preparo antialérgico, que devem ser seguidas rigorosamente. O paciente precisa informar se possui qualquer tipo de doença ou alergia. Deve-se iniciar o preparo 2 dias antes do exame ser realizado. Será necessário tomar 1 comprimido de 12 em 12 horas até o dia do exame e no dia, 2 comprimidos 1 hora antes da realização do mesmo, fazendo jejum total de 6 horas.

Geralmente não é necessário suspender nenhuma outra medicação. Porém, se o paciente for diabético e fizer uso de Glucoformin, será necessário parar por 6 dias (3 antes e 3 dias após o exame) com esta medicação para realizar a Tomografia Computadorizada com o uso do contraste.

Gravidez é a única contra-indicação relativa à realização de tomografia. Como a radiação X é ionizante, há risco de efeitos deletérios ao ser que está sendo gerado, e só realizamos exames em gestantes quando os benefícios à mãe superam os possíveis riscos ao feto, e sempre com a autorização do médico obstetra.