O marketing para a área da saúde possui inúmeras peculiaridades. E, cada vez mais, está sendo necessário procurar novas estratégias para se posicionar no mercado e manter um bom relacionamento com os pacientes.

O inbound marketing é uma metodologia de marketing digital orientada para a conquista efetiva de resultados. Este método inovador de se fazer marketing vem como uma ótima oportunidade para profissionais, clínicas e hospitais que desejam se destacar de maneira certeira, produtiva e eficiente.

Os gestores da área da saúde que desejam aumentar a sua representatividade no mercado e fidelizar seus pacientes devem se familiarizar com as práticas do inbound marketing. Dentro disso, devem conhecer seus conceitos e aplicações relevantes para colocar em prática as ações de atração e relacionamento e, assim, melhorar os resultados.

CONFIRA 5 DICAS DE MARKETING PARA A ÁREA DA SAÚDE

Existem algumas coisas no marketing digital para a área da saúde que, tanto os médicos quanto os estabelecimentos, devem saber. Confira cinco delas, a seguir:

1. O QUE É MARKETING

De acordo com uma das maiores autoridades de marketing no mundo, Phillip Kotler, marketing é tanto uma filosofia quanto um conjunto de ferramentas.

Se fossemos simplificar o conceito, poderíamos dizer que marketing em saúde é prestar serviços com um grau de excelência cada vez maior, de forma orientada às necessidades do paciente, dos profissionais e da organização.

2. PARA QUE SERVE O MARKETING

Como filosofia, o marketing pretende satisfazer as necessidades dos consumidores. No caso da saúde, são as necessidades dos pacientes que importam.

Como conjunto de ferramentas, o marketing ajuda a entender melhor o mercado e os pacientes, a desenvolver produtos e serviços de qualidade, a determinar corretamente os preços para estes serviços e produtos, a informar e comunicar corretamente sobre a oferta e torná-la acessível.

3. FOCO NO PACIENTE

O marketing tem como raiz etimológica a expressão “ir ao mercado” (“go to market”). No caso da saúde, o “ir ao mercado” se reverte em “chegar no paciente”. Portanto, o marketing para a área da saúde tem como missão atender o paciente, oferecer serviços de saúde para quem necessita, de maneira cada vez mais adaptada às demandas de cada indivíduo, ou seja, de maneira eficaz.

4. FOCO NA ÉTICA

Todas as áreas e profissões tem a ética como foco. Mas, em especial na área da saúde, a ética é ainda mais importante, pois cuida de um dos bens mais preciosos do ser humano: sua saúde. Portanto, a ética deve estar em foco sempre e não ser apenas teoria. É preciso que seja uma prática constante.

5. MARKETING DIGITAL

Em termos de publicidade (que é um dos campos do marketing), o meio digital tem ganhado cada vez mais relevância. Informe-se do que há de novo sobre o marketing digital e suas possibilidades, que são muitas.

Estas possuem um custo/benefício muito melhor do que outras formas de publicidade, como rádio, TV e revistas. Atualmente, existem agências de marketing digital especializadas na área da saúde. Estas empresas atuam para alcançar resultados e fidelizar pacientes.

MARKETING DIGITAL PARA A ÁREA DA SAÚDE

Dentro do marketing digital para a área da saúde é possível estabelecer diversas estratégias para se alcançar melhores resultados. Os conceitos e aplicações mais relevantes para colocar em prática as ações de atração, relacionamento e fidelização de pacientes englobam:

  • entender a realidade do segmento de saúde;
  • compreender a lógica do inbound marketing;
  • saber porque o inbound marketing é eficiente;
  • conhecer o passo a passo para implementar o inbound marketing.